Programa de Estágio na Embaixada do Brasil em Washington, DC - 2019

PROGRAMA DE ESTÁGIO NA EMBAIXADA DO BRASIL EM WASHINGTON, DC - 2019

 

Informações adicionais:

1) Período de Duração do Estágio: 03 (três) meses.

2) Número de Estagiários: 02 (dois) estagiários em cada período.

3) Qualificação dos Estagiários: Os estagiários devem possuir inglês fluente e formação apropriada na área de direito do comércio internacional e/ou administração/economia e/ou relações internacionais, preferencialmente em nível de pós-graduação. Experiência prévia na área de comércio internacional é desejável.

4) Seleção dos Estagiários: A primeira seleção é feita com base nos CVs dos candidatos. A esta se seguirá uma entrevista com o coordenador do programa, em inglês, após a qual o candidato será informado se foi aprovado ou não.

5) Escopo do Estágio: Assistência à Divisão de Política Comercial, abrangendo casos de defesa comercial, disputas comerciais, barreiras, acordos preferenciais, investimentos, propriedade intelectual, energia e meio ambiente, entre outros. As atividades do estagiário compreenderão:

- Assistência na análise de casos;

- Preparação de memorandos e pareceres;

- Pesquisa legal e econômica;

- Participação em audiências no Congresso e em agências do governo;

- Monitoramento de temas de política comercial;

- Elaboração de Relatórios ao MRE;

- Participação em reuniões com representantes de exportadores brasileiros, advogados de exportadores brasileiros, advogados da indústria nacional americana, membros do governo brasileiro ou americano; e

- Participação no ABCI Institute (www.abciinstitute.org).

6) Compromisso de confidencialidade: O estagiário deverá assinar declaração comprometendo-se a manter sigilo no tocante às informações a que tiver acesso por força das atividades do estágio. A obrigação de sigilo abrange também qualquer informação de que o estagiário venha a ter conhecimento por estar nas dependências da Embaixada e/ou em contato com funcionários da Embaixada ou do governo norte-americano, durante o período do estágio.

7) Compromisso de não atuação contra o Brasil: O estagiário proveniente do setor privado e sua respectiva empresa devem assinar declaração comprometendo-se a não atuarem contra o Brasil nos mesmos casos de defesa comercial em que o estagiário tiver atuado durante o período de estágio e/ou em novos casos envolvendo o mesmo produto durante o próprio estágio e durante período de três anos a partir do término do estágio.

O termo “atuação contra o Brasil” compreende: (a) Defesa de importadores de produtos estrangeiros em procedimentos de defesa comercial brasileiros, seja em fase administrativa ou judicial, envolvendo o mesmo produto afetado por processos nos EUA em que o estagiário tiver atuado; (b) Defesa de produtos norte-americanos ou de terceiros países investigados em procedimentos de defesa comercial, seja em fase administrativa ou judicial, nos quais o estagiário tenha atuado; (c) Defesa de qualquer das partes estrangeiras indicadas nos itens (a) e (b) em contenciosos, sob a égide de acordo multilateral ou regional de comércio, que sejam relacionados ao caso de defesa comercial no qual o estagiário tiver atuado durante o período do estágio, abrangendo tanto os contenciosos formalmente iniciados, como aqueles em fase preliminar (consultas informais) ou mesmo preparatória.

8) Cobertura das Despesas: O escritório e/ou o candidato aprovado reponsabilizam-se pela cobertura de todas as despesas relativas ao estágio, seja com alimentação, moradia, transporte ou outras. O estágio é a título gratuito e não envolve o pagamento de nenhuma remuneração ou ajuda de custo por parte da Embaixada.

9) Cabe ao candidato aprovado providenciar visto norte-americano e seguro-saúde durante seu período de permanência no PCPC.

 

EDITAL

Programa de Capacitação em Política Comercial Internacional

 

Estão abertas as inscrições aos brasileiros interessados em participar do Programa de Capacitação em Política Comercial Internacional na Embaixada do Brasil em Washington. O programa consiste na realização de estágio no Setor de Política Comercial da referida Embaixada. Para a próxima turma estão sendo oferecidas 2 (duas) vagas, com início em 11/03/2019, ou em data próxima posterior.

O Programa anexo contém informações sobre a iniciativa, tais como qualificação necessária, processo de seleção (realizado pela Embaixada), escopo do estágio e cobertura das despesas.

Os interessados em concorrer às vagas oferecidas devem encaminhar o Currículo para estagio.polcom@gmail.com

 

 

Trade Policy Training Program

Brazilian Embassy

3006 Massachusetts Avenue, NW

Washington, D.C. 20008

(202) 238-2723